A partir do momento que a empresa fornece um produto, independente do seu tamanho, ela exige uma logística de estoque, compra, venda, e todo um controle sobre todas as mercadorias e seus processos.
Mas, como saber se o seu varejo precisa de um sistema de controle de estoque?
Vale lembrar que toda empresa quer aumentar o lucro, diminuir os gastos e controlar as perdas de insumos não é mesmo? Para isso, alguns processos devem ser otimizados e alguns cuidados devem ser tomados mediante a organização do estoque.
Para descobrir se o seu varejo precisa de um sistema de estoque, vamos analisar 05 processos que são capazes de definir a importância de um sistema de estoque:
1 – Compra de Produtos:
É preciso analisar se no momento da compra existe um processo otimizado para saber exatamente quais produtos estão em falta, quais estão em seu estoque mínimo, quais estão super saturados.
Saber exatamente o que tem em seu estoque é essencial para saber o que deve ser comprado no momento certo, isso controla os insumos e evita todas as perdas.
2 – Recebimento de Mercadoria:
É hora de receber a sua mercadoria! E como ter controle sobre todos os produtos ou volumes que agora estarão em seu estoque?
Uma conferência manual de toda a entrada de mercadorias demanda muito tempo, conferir todos os produtos sem nenhum sistema de gerenciamento de estoque pode criar diversos tipos de confusões com volumes, perda de produtos e contagem duplicada. Além disso, o sistema RFID dispensa checagem um a um; basta passar um scanner pelo volume todo e tudo já estará no sistema.
Com um gerenciamento de estoques eficiente, cada volume devidamente etiquetado com a tecnologia RFID, o sistema não permite leitura de volume em duplicidade, assim cada produto é conferido com a maior eficiência e agilidade.
3 – Armazenamento no Estoque:
Já imaginou ficar horas procurando por um produto que você não tem noção de onde está? O armazenamento é uma fração de tempo, produtividade e agilidade e quando não é feito de forma eficiente gera um desperdício considerável para a empresa.
Os armazenamentos ganham forma quando feitos de maneira inteligente, armazenar os produtos por data de entrada, validade, seção e giro torna tudo mais eficiente e completo. Com todo o departamento devidamente sinalizado, fica ainda mais fácil de localizar o produto para expedição ou inventário é possível saber também quando a loja precisa de reabastecimento, quais produtos estão para vencer, quais estão em falta no próprio estoque ou CD, e quais compras precisam ser reduzidas ou aumentadas.
4 – Expedição para Entrega
Sem um controle de estoque não é possível mensurar quais produtos estão em seu estoque e onde eles se encontram, dificultando a expedição.
Com S2S a separação dos produtos e envio para as filiais se torna ainda mais eficiente, a rápida localização no estoque, a interligação de sistemas e o reaproveitamento das etiquetas mantém o sistema abastecido com todas as informações necessárias, garantindo agilidade e controle.
5 – Operação de Lojas e seus Estoques
Trabalhar com lojas e filiais e não manter um controle de estoque eficiente pode gerar complicações na hora de receber os pedidos de mercadoria.
O armazenamento de produtos acontece por data de entrada da mercadoria, data de validade do produto, seção e giro. Assim todos os produtos são distribuídos para a área de vendas em ótimas condições além de conseguir controlar a ruptura, pois todos os volumes que saem do depósito recebem baixa automaticamente no S2S, e assim que chegam em sua quantidade mínima geram uma solicitação para o CD ou setor de compras
Conclusão
A gestão e cuidado de uma empresa geralmente começa pelo estoque, onde é mensurado a quantidade de produtos, volumes e pedidos.
Para uma gestão mais eficiente, conte com S2S. Entre em contato conosco e saiba mais!